sábado, 11 de setembro de 2010

Em homenagem a Vergílio Ferreira I

Escrevo até à exaustão do sentir. Em cada noite que permaneço em estado de alerta, acompanham-me as Estrelas, a Lua, a Chuva, as Tempestades, o Silêncio que a Paz me traz e a lucidez do meu Espírito engrandece. As palavras sempre fluem… soltas, dispersas ou conjugadas.
O sono teima em não chegar perante essa ânsia incontrolável do pensamento que quer ser dito, da voz que se quer erguer no sossego dos orbes celestes.
Tudo é fonte de inspiração. Tudo impele ao mais simples e singelo acto do Dizer. Todo o pensado deve ser dito! Tem que ser dito!
O pensamento comanda a mão que, tremulamente, escreve. Um pensamento redondo que, jamais, se quer conter no seio dos limites esferoidais da circunferência que o envolve. As ideias rodopiam. Tornam-se visíveis. Mostram-se ao Mundo.
O meu pensamento não quer calar mais a sua voz. Grita, expande-se, exterioriza-se. Com outros pensamentos pretende entrecruzar-se e recolher a mais nobre seiva de outras mentes, monadologicamente conjugadas, com portas e janelas viradas para o Aberto do esplendor da Criação.
O Pensamento é a mais singular das lentes de observação do Mundo. Em si mesmo, todos os pormenores pode acolher. Dentro de si, todas as essências pode recolher.
Sem limites, navega, o meu pensamento. Sempre na inquietação de percorrer todos os mundos possíveis, determinado por um sentido universal e universalizante. Quer abarcar o Todo, sem deixar nada de fora.
Aos insondáveis mistérios se dirige com uma curiosidade infinita. Os segredos do Universo quer desvendar, não para o manipular, mas para o salvaguardar da escassa originariedade que ainda lhe resta.
Não se desfaz no quebrar das ondas, nem na alternância das marés. Permanece, aí, convicto da sua missão: observar e dizer o Mundo, ritmicamente, sem má fé, sem pré-conceitos. Com racionalidade, sensatez e originalidade.
Tudo dentro de mim. Nada fora de mim. Eis o lema que, sempre, me persegue. É megalómano? Sem dúvida… quiçá… também…! Não sei…!

Isabel Rosete
Pensamentos Dispersos
16/01/08

Sem comentários:

Enviar um comentário